Como evitar fraudes na loja virtual? Descubra 4 dicas infalíveis!

Fraudes no e-commerce são mais comum do que você imagina, gerando prejuízos e causando sérios problemas. Por isso, é muito importante adotar precauções para evitar dores de cabeça no seu negócio.

É muito comum, infelizmente, ouvirmos falar sobre fraudes no e-commerce. Esse cenário assusta tanto os lojistas quanto os consumidores. Os prejuízos gerados vão desde o roubo de dados pessoais, a casos extremos, como a perda de dinheiro imediata e até a falência de uma loja virtual – principalmente no início de um negócio. No entanto, não é necessário dispensar as vendas online, desde que medidas de segurança sejam tomadas.

Independente se você vai começar a empreender agora ou se você já tem muitos anos de estrada, proteger o seu negócio online contra golpes e fraudes requer total atenção e ação recorrente.

Engana-se quem pensa que ataques cibernéticos são apenas os golpes aplicados pelos hackers. Se você tem um comércio eletrônico precisa estar atento, também, contra golpes que não têm nenhuma sofisticação tecnológica. Uma solução antifraudes é primordial!

Para você não passar por situações indesejadas, separamos algumas dicas para te auxiliar na segurança da sua loja virtual. Acompanhe a leitura!

Para começar, entenda o que é uma fraude no e-commerce.

Conheça as situações mais comuns em que ocorrem as fraudes no ambiente virtual:

Fraude efetiva

Esse é o modelo mais comum. Acontece quando alguém clona um cartão ou rouba os dados de alguém para realizar compras e receber o produto no lugar da pessoa que teve seus dados furtados.

Autofraude

Nesse caso, a farsa é realizada pelo próprio cliente e portador dos dados. O consumidor realiza uma compra e após receber o produto, dentro do prazo de 180 dias, como garantido pelo Código do Consumidor, ele entra em contato com a operadora de cartão para contestar a compra, alegando desconhecimento daquele pedido e solicitando o estorno do valor.

Fraude amiga

Nesse modelo, uma pessoa próxima do titular do cartão, que conhece os dados e a senha, faz a compra online e não informa ao titular. Ao receber a fatura, e não reconhecendo que fez determinada compra, o titular entra em contato com a administradora do cartão e faz o pedido de ressarcimento.

Phishing

Basicamente, a prática se baseia em copiar o sistema de uma loja virtual ou copiar páginas em redes sociais para se passar pelo lojista, simulando comunicações que induzam a pessoa a acessar um endereço eletrônico fake. Quando o comprador insere seus dados, acreditando estar no site real do e-commerce, suas informações são roubadas e diversas ações criminosas acontecem com os dados da vítima.

Como você pode ver, nem todos os golpes são aplicados por criminosos virtuais, tampouco  necessitam de softwares mirabolantes para defraudações. Sendo assim, ter em mente essas situações é muito importante, pois dessa forma você conseguirá entender e planejar as ações de segurança para cada uma delas.

Como proteger o seu e-commerce das fraudes?

Invista em uma boa infraestrutura da loja virtual

Durante o planejamento da sua loja virtual a escolha da plataforma de e-commerce é um dos primeiros passos para começar a vender pela internet. Por isso, a infraestrutura da loja é um elemento de extrema importância. Ela precisa ser muito bem projetada para garantir uma boa experiência ao seu cliente, melhorar o processo de compra, deixá-lo mais confiável e proteger ambas as partes das fraudes virtuais.

Conte com a criptografia e certificados de segurança

Segurança nas transações é crucial. Essas ocorrências de fraude geram problemas tanto para o e-commerce quanto para os clientes. Por isso, é necessário proteger seu negócio e os consumidores. Uma ótima forma de transmitir confiança e segurança para seus clientes é utilizando certificados e selos de segurança para e-commerce. Um certificado básico para oferecer um pagamento online é o SSL (Secure Socket Layer). Além de criptografar as informações que circulam no ambiente de vendas online, esse certificado passa credibilidade para o usuário. Invista em certificações reconhecidas e adote as melhores práticas de mercado.

Aposte no uso de um sistema de pagamento seguro

Um site precisa estar bem preparado para receber o pagamento online. Aposte no uso de um sistema de pagamento seguro e eficiente. O objetivo é garantir a segurança transacional e das informações. De forma que ambas as partes saiam ganhando com uma venda. Escolha uma plataforma de pagamento que possua selos e certificados de segurança, como o PCI-DSS.

Verifique os cadastros dos clientes

Para reforçar a segurança das operações online é necessário contar com uma base de dados dos clientes. Conhecer o cliente e seus hábitos de compra é, sem dúvida, uma excelente tática para evitar fraudes nas vendas online. Se for possível, busque na sua própria base de dados. Se você identificar que o mesmo consumidor realizou compras distintas com cartões de crédito diferentes considere um sinal de alerta. Em outras palavras, comportamentos suspeitos podem indicar tentativas de fraudes no e-commerce. Veja se sua plataforma possui sistema de bloqueio dos seus clientes e gerencie essas operações. 

Agora, mãos à obra! Se possível lance mão de todas as nossas dicas para proteger seu site e seus clientes, evitando o sofrimento com perdas financeiras e desgastes com fraudes em seu e-commerce. Boas vendas!

Inscreva-se na nossa newsletter

Cadastre-se e recebe conteúdo exclusivo sobre finanças.

Mais posts

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência de navegação e veicular anúncios ou conteúdos personalizados, e estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança.

Aconselhamos que você sempre verifique nossas Políticas de Privacidade, Cookies e Atendimento ao Titular. Ao seguir com a navegação em nosso site, você concorda com todas elas.